Sabe quando você acorda super a fim de mudar o visual e opta por pintar o cabelo?! Então essa pergunta é para você... Você sabe a diferença entre a coloração permanente e o tonalizante?!
Se a resposta for não, não se apavore!! Vamos esclarecer todas as suas dúvidas nesse post. :D
Tonalizante realça o tom, mas não muda a cor!
O tonalizante é utilizado para mudar o tom do cabelo, realçar aquela coloração que já está apagadinha ou até mesmo dar um brilho maravilhoso aos fios naturais. Porém, isso não quer dizer que ele irá modificar a cor. Mas como assim?! Por ter uma baixa concentração de água oxigenada e não conter amônia, as cutículas dos fios abrem menos e impedem que o produto penetre. O resultado disso é que o tonalizante forma uma camada de pigmento por cima do fio, por isso desbotam com mais facilidade. Essa é a opção perfeita para quem quer reacender o visual!
Por ter essa ação superficial, os resultados ficam melhores quando a tonalidade aplicada é bem parecida com a cor natural das suas madeixas. A coloração da superfície, apesar de agredir menos, cobre apenas 70% dos fios brancos. É por isso que o tempo de retoque entre uma aplicação e outra deve ser menor.
Coloração permanente muda a cor de forma duradoura!
A coloração permanente, por sua vez, age dentro da fibra capilar e muda a cor dos fios de forma duradoura, por isso, é perfeita para quem quer transformar totalmente a tonalidade das madeixas e cobrir 100% dos fios brancos. Diferente do tonalizante, a permanente contém amônia e não é compatível com todo tipo de química. Então, se você fez uso de henna, hennê ou composições com hidróxido de sódio recentemente, o ideal é esperar todo o cabelo crescer novamente para, enfim, pintar com a nova cor.
Vale lembrar que a coloração permanente abre até 2 tons a cor dos cabelos naturais, portanto, se sua intenção é clarear além disso, o ideal é fazer uma descoloração ou uma decapagem, no caso das madeixas anteriormente tingidas. Em cabeleiras virgens, a primeira aplicação já pode ficar bem próxima à cor da caixinha.
(fonte: http://www.fiquediva.com.br/)